Embalagens Biodegradáveis (Plástico Verde)

Transformando Cana de Açúcar em Plástico

As empresas que fabricam  embalagens biodegradáveis  têm Investido alto em tecnologia e pesquisa. A Braskem foi pioneira em apresentar ao mercado uma alternativa de plástico sustentável para produção de embalagens biodegradáveis: O polietileno verde.
É um plástico produzido a partir do etanol de cana-de-açúcar, uma matéria-prima renovável, ao passo que os polietilenos tradicionais utilizam matérias-primas de fonte fóssil, como petróleo ou gás natural.
Por esta razão, o polietileno verde captura e fixa gás carbônico da atmosfera durante a sua produção, colaborando para a redução da emissão dos gases causadores do efeito estufa, e como produto entrega um plástico de mesmas propriedades e capacidade de reciclagem que o plástico de fonte petroquímica.

Benefícios das Embalagens Biodegradáveis (Plástico Verde)

O uso desta alternativa oferece a possibilidade de um processo de “pegada zero de carbono”, conforme ciclo de vida do produto abaixo:


Somos parceiros da Braskem na industrialização do “PE Verde”, conhecido pela marca “I´m Green”.

Tecnologia P-Life

Atendendo a demanda de alguns clientes, oferecemos ao mercado plásticos com tecnologia de embalagens biodegradáveis chamada P-Life/Go Green.
Plástico oxi-biodegradável é um tipo de material plástico, em geral Polietileno ou Polipropileno, derivado do petróleo ou de fonte renovável ( Etanol ), que contém um aditivo que faz sua degradação ocorrer aproximadamente em 18 meses.
São considerados plásticos oxibiodegradáveis aqueles aprovados em ensaios realizados em conformidade com as normas BS 8472, ASTM 6954-04, entre outras. Plásticos oxibiodegradáveis são recicláveis juntamente com os plásticos convencionais desde que a degradação não tenha sido iniciada.
O que é a Go Green?

Uma resina pró-degradante a base de ácido graxo (derivado do óleo do coco da Palmeira), argilas sódicas (terras raras) e lubrificantes, que transforma derivados da nafta (polietileno, polipropileno, PET, poliestireno e outros polímeros) em produtos biodegradáveis.
Como utilizá-la?
A resina deve ser incluída no processo padrão de produção, não sendo necessária a alteração da fórmula ou do maquinário já existente. Sua atuação não interfere nos processos de extrusão, sopro, injeção, termoformagem ou rotomoldagem.

 Qual a quantidade necessária?
Normalmente, acrescenta-se apenas 1 ou 2% de Go Green na formulação já existente. Vale ressaltar que a Resina Go Green não oferece riscos e não altera propriedades como resistência, transparência, selagem, permeabilidade e impressão, possibilitando a reutilização e reciclagem dos produtos antes do início do processo de degradação. Além disso, seu custo é extremamente baixo.

Qual a vida útil dos produtos biodegradáveis?
A vida útil dos produtos em geral é de 2 anos, no mínimo, mas pode ser determinada de acordo com as necessidades de cada cliente. Diferente dos oxibiodegradáveis, as resinas Go Green só iniciam o processo de degradação e posterior biodegradação quando descartadas no meio ambiente.
O P-Life, ativo orgânico utilizado na resina Go Green, é o primeiro e único biodegradante do mundo certificado pelo Laboratório SP Technical Research, que atende a norma ASTM D 6954-4 em sua totalidade com certificado internacional.
Para saber mais sobre este aditivo consulte-nos.